Todos sabem que mexer com energia elétrica é perigoso. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar, na hora de fazer pequenos reparos domésticos, como a troca de uma lâmpada, até aos serviços executados por eletricistas.
Porém, os acidentes envolvendo instalações elétricas são muito comuns. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), em 2019, as sete principais causas de ocorrências envolvendo energia elétrica estão relacionadas a:
- Obras de construção e manutenção prediais;
- Ligações clandestinas;
- Brincadeiras com pipas;
- Instalação de antenas;
- Operações em máquinas agrícolas;
- Cabo energizado no solo;
- Poda de árvores.
Neste texto vamos apresentar e reforçar 5 dicas essenciais para evitar choques, acidentes e até mesmo incêndios em residências. Confira:
Faça manutenções preventivas
Seja em sua casa ou empresa, é importante que a cada dois anos seja realizada uma inspeção nas instalações elétricas. Contrate um eletricista capacitado para realizar o serviço e possíveis reparos.
Assim como as áreas externas de uma casa, uma manutenção periódica é importante para evitar problemas maiores no futuro.
Desligue sempre o disjuntor de luz
Quando precisa trocar uma lâmpada, você desliga o disjuntor geral? Não pense que é desnecessário ou bobagem, mas esse pequeno ato é fundamental para descartar qualquer tipo de acidente.
Cuidado ao usar adaptadores de tomadas
Os famosos “T” ou “benjamim” são práticos, mas devem ser utilizados com bastante cautela. Não se esqueça de sempre verificar a potência suportada pelo adaptador antes de ligar um aparelho nele.
O ideal é usar no máximo dois aparelhos por adaptador, acima disso pode acarretar em uma sobrecarga de energia e causar até mesmo um incêndio. Equipamentos de alta potência – como forno elétrico, geladeira, ar-condicionado, entre outros – não podem usar adaptadores!
Fique atento a sobrecargas de energia
Quando fusíveis ou disjuntores desarmam constantemente é necessário chamar um especialista para avaliar as possíveis causas da interrupção.
Chuveiro dando choque não é normal
É uma situação corriqueira, mas perigosa. Geralmente, acontece em chuveiro cuja instalação elétrica não está com o aterramento bem feito. Mas, fique tranquilo, costuma ser um problema simples de resolver. O que não significa que podemos dispensar o cuidado! Quando estamos falando de eletricidade, toda atenção é pouca na hora da manutenção. Na dúvida, chame um eletricista!