FAQ
- Falta de alimentação ( verificar a tensão do produto com a da rede ), ligação incorreta, lâmpada queimada, instalação interrompida, curto circuito entre fase e carga causado durante a instalação ou mesmo ser um defeito numa instalação existente – pode danificar o produto, mau contato na tomada do relé fotoelétrico.
- Outra possibilidade, se o relé fotoelétrico não liga a noite, é de que o sensor esteja recebendo luminosidade de um outro ponto de luz externo, de maneira que “detecte” que ainda é dia ( ex.: iluminação pública, luminoso, holofote, etc...).
- Se o relé fotoelétrico está desligado, num ambiente claro, e você deseja fazê-lo ligar, é preciso cobrir bem a janela do sensor, e aguardar alguns minutos ( de 1 a 5 minutos conforme a luminosidade do ambiente ) devido ao retardo.
Baixa luminosidade do ambiente (o relé
fotoelétrico tem níveis de ligar e desligar baseados numa instalação em poste,
estando sobre a influência direta da luz natural, sem receber interferências de
sombras de árvores, prédios, etc.. ), a solução é reposicionar o relé fotoelétrico ou expô-lo
mais a luz natural.
- A Incidência da luz da própria lâmpada que o relé fotoelétrico comanda que podem estar incidindo por reflexos nas paredes ou diretamente. Para solucionar afaste o relé fotoelétrico da lâmpada e direcione-o para uma posição em que o sensor fique escuro, sem receber a luz da própria lâmpada.
-Quando o efeito pisca-pisca ocorrer em ambiente claro, verificar a instalação, este comportamento geralmente ocorre quando há inversão dos fios de carga e retorno.
Com o retardo o relé fotoelétrico fica
insensível a variações bruscas de luminosidade, relâmpagos e faróis.
O relé fotoelétrico comanda qualquer tipo de
lâmpada.
Use uma chave comando de grupo Exatron, são 64
diferentes modelos de 20, 30 50 e 60 Amperes, mono ou bi-polar, com e sem
disjuntor de proteção
Para realizar o teste do relé é preciso cobrir muito bem o mesmo para que não sofra interferência de nenhuma iluminação externa.
Após este procedimento aguardar alguns minutos (de 1 a 5 minutos conforme a luminosidade do ambiente para que acione a lâmpada a que está ligado).
No site da Exatron: www.exatron.com.br
- Verificar se o modelo é o ideal para o ambiente, exemplo: instalar sensores de uso interno em ambientes externos, poderá decorrer o não desligamento da lâmpada, visto que este tipo de sensores são mais sensíveis e podem detectar deslocamento de ar (bolsão de ar, correntes de ar..). Uma possivel solução é reduzir a sensibilidade do sensor.
- Verificar se a potência da carga atribuída ao sensor está dentro do limite descrito na tabela da embalagem/site.
Os sensores comandam qualquer tipo de carga desde que esteja dentro dos limites especificados.
- Todo produto eletrônico deverá ser instalado conforme esquema de ligação apresentado na embalagem ou no seu manual disponibilizado no site da Exatron.
Realizar a instalação conforme esquema de ligação. Verificar um possível defeito numa instalação existente, se está chegando tensão no produto, instalação/ligação interrompida, curto circuito entre fase e carga causado durante a instalação
ou tensão de alimentação inapropriada. Verificar se a lâmpada está funcionando ligando-a em outro local que você saiba que está funcionando.
- O produto pode não estar configurado conforme sua necessidade .
Verificar se o sensor não está programado para ligar somente a noite (fotocélula desligada). Se estiver ajustado para fotocélula desligada o sensor somente ligará a carga durante a noite, mesmo detectando a presença de uma pessoa.
No site da Exatron: www.exatron.com.br
Esta família de sensores possui seus ajustes disponíveis via APP para celulares Android e IOS disponibilizados gratuitamente pela Exatron.
O usuário deverá acessar a Google Play ou APP Store procurando o nome da Exatron e baixar o APP correspondente em seu celular. Verificar instruções na embalagem ou no site da Exatron: www.exatron.com.br
Existem várias técnicas para ajustes de sensores de presença, depende do modelo de sensor adquirido. Ex: ajustes via jumper´s, trimpot´s , tecla touch e através de APP android e IOS.
Verificar instruções na embalagem ou no site da Exatron: www.exatron.com.br
O posicionamento correto do sensor é importante para o bom funcionamento do produto. Os sensores detectam por faixas (slices), isto significa que uma pessoa imóvel não será detectada.
O melhor posicionamento será aquele que possibilite que a pessoa cruze estes “slices” quando estiver em movimento.
Sim, nossos sensores oferecem este recurso.
Verificar esquema de ligação na embalagem ou no site da Exatron: www.exatron.com.br
O sensor detecta o movimento de fontes de calor como o deslocamento de uma pessoa, um animal ou até mesmo o deslocamento de um veículo.
Para reduzir a possibilidade de detecção de cães e gatos pode-se usar o recurso de ajuste a sensibilidade nos sensores que possuírem esta função. Lembre-se que um cão ou gato de grande porte poderá ser detectado, pois possui uma massa e temperatura corporal próxima ao ser humano.
Se a ligação do produto na rede elétrica não estiver conforme com o esquema eletrônico o produto poderá não funcionar corretamente. Esta característica pode ser falta de ligação do fio neutro na rede.
Verificar esquema de ligação na embalagem ou no site da Exatron: www.exatron.com.br
- Os sensores fazem a detecção de fontes de calor em movimento através do seu sensor PIR localizado internamente ao produto junto a lente frontal do mesmo. Mesmo sem a presença de uma pessoa poderá haver um acionamento em falso devido a um deslocamento de ar o qual chamamos de bolsões ou correntes de ar. Para isto existem sensores para uso interno e sensores para uso externo. Os sensores de um modo geral possuem também o recurso de ajuste da sensibilidade que pode ser utilizado para ambientes específicos.
Verificar se o modelo adquirido é o ideal para o ambiente que foi instalado. Exemplo: instalar sensores de uso interno em ambientes externos poderá decorrer no não desligamento da lâmpada, visto que este tipo de sensor é mais sensível e pode detectar deslocamento de ar (bolsão de ar, correntes de ar...)e acabar realizando uma falsa detecção.
O usuário poderá fazer o ajuste da sensibilidade do produto conforme descrito na embalagem ou no manual disponível no site da Exatron: www.exatron.com.br
- Ao detectar a presença de uma pessoa o sensor aciona a lâmpada e inicia a contagem do tempo programado para seu desligamento. A cada nova detecção ele retriga este tempo, ou seja, zera a contagem e recomeça novamente. Isto poderá causar a “falsa” impressão que o produto não desliga quando, na realidade, ele está fazendo sua função corretamente que é detectar pessoas.
Verificar o tempo programado no sensor.
- Potencia maior que o especificado pode danificar o produto.
Verificar se a potência da carga atribuída ao sensor está dentro do limite descrito na tabela da embalagem ou no site da Exatron: www.exatron.com.br
- Caso o “display” esteja vermelho efetuar a troca do DPS pois o mesmo já realizou a absorção suportada para surtos e necessita ser substituído.
- Recomendado usar o neutro pois geralmente as distribuidoras de energia aterram (recomendado verificar), mas caso tenha dimensionado um aterramento e queira utilizar não tem problema.
- Se o LED vermelho (APS) estiver ligado revisar a parte da fiação dos interruptores/pulsadores, verificar se o LED apaga removendo o fio do borne dos interruptores (IN), se apagar é porque o problema se encontra na fiação dos interruptores e necessita ser revisada.
- Verificar se o LED da chave seletora está ligando, caso não remover o compartimento do fusível e realizar a substituição se necessário (Fusível 10 Amperes).
- Verificar a pilha do controle remoto e também se o produto reproduz algum som ao pressionar as teclas/touchs de ajustes.
- Verificar se o controle não está fixado a algo metálico que possa interferir na radio frequência e antena ou algum equipamento que gera muito "ruido".
Verificar se o Bypass está instalado ou danificado (deve ser instalado em paralelo ao interruptor/pulsador)
-Conectar a rede elétrica para carregar a bateria e se caso o display não ligar é recomendado "resetar" o produto no botão indicado.
Dimmer Rotativo:
- Verificar se a carga é dimerizavel.
Dimmer Touch:
-Ativar a dimerização tocando 3 vezes no sensor touch, habilita a opção de dimerização
-Conectar a rede elétrica para carregar a bateria e após o tempo indicado nas características do produto testar novamente o funcionamento.