Começando o ano com economia

O novo ano chegou e as notícias para o cenário econômico não são mais animadoras do que em 2015. O dólar deve seguir aumentando e a instabilidade do País ainda levará algum tempo para dar trégua ao bolso dos brasileiros. Para começar esse período com maior segurança, o caminho é voltar esforços à economia de algumas despesas como, por exemplo, a da energia elétrica.

A conta de luz, que em 2015 teve expressivo aumento, deve sofrer elevação novamente. De acordo com especialistas consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo, o reajuste médio das tarifas de energia em 2016 ainda está sujeito a variáveis, porém, já é possível afirmar que a variação em relação aos preços praticados neste ano deve oscilar entre um número na casa do “um dígito alto” e algo próximo a 15%.

 Neste sentido, há várias maneiras de o consumidor evitar o excesso de consumo – desligar os aparelhos da tomada, evitar lâmpadas acesas sem necessidade, acumular roupas para uma só lavagem etc. Uma opção inteligente para quem quer investir em equipamentos que geram economia são os relés de iluminação.

Muito comuns nas vias públicas, os sistemas permitem que os espaços sejam iluminados pelo período que o consumidor desejar, desligando-se automaticamente conforme programado.

 O Relé Fotimer Exatron funciona como temporizador, ideal para iluminação de fachadas, luminosos, vitrines, painéis ou qualquer outra carga. Ele mantém acesas luminárias na ausência de luz natural e pelo tempo que for programado – 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10 ou 12 horas. Assim, não se torna necessário deixá-lo aceso durante toda uma noite, por exemplo, tendo em vista que se pode programá-lo para o período ideal em que deve estar aceso.

O sistema é insensível a variações bruscas de luminosidade, relâmpagos e faróis, e pode ser instalado com qualquer tipo de lâmpada. Além disso, conta com controle de Inrush, ou seja, é o chamado “Amigo da Lâmpada”, que funciona com comutação por graduação em tensão elétrica <50 V, aumentando a vida útil da carga e do relé.

Há diversos modelos de relés para a escolha do consumidor. Entre eles, outra opção interessante é o relé fotosoquete E27, que proporciona uma economia de até 75% na conta de luz e sobre o qual já falamos aqui no blog.

Essa é uma entre tantas maneiras de economizar que podem dar um alívio no decorrer de mais um ano de turbulência. Ao fechar das contas, investir em equipamentos que proporcionam economia pode acabar compensando no bolso do consumidor que tem a chance de fechar este ano com um balanço mais positivo do que em 2015 por meio de atitudes particulares em sua residência e local de trabalho.