Como evitar que apagões queimem seus aparelhos domésticos?

Os equipamentos eletrônicos ligados à rede elétrica, por exemplo, estão sempre expostos a eventuais surtos de tensão. Seja de ordem natural ou de origem na própria concessionária de energia, os picos de tensão são os maiores responsáveis por danos aos equipamentos eletrônicos.  

A baixa tensão na rede elétrica, ou mesmo sua falta, não afeta drasticamente os aparelhos eletrônicos. O problema está no retorno da energia. No Brasil, é comum depois de apagões a luz retornar com uma voltagem acima da normal. Embora vários aparelhos atuais sejam “bivolt” e suportem tensões acima de 230V, a energia elétrica pode retornar, em alguns  casos, com uma tensão acima disso, causando danos graves aos equipamentos eletrônicos, ainda que essa tensão se restabeleça em poucos segundos.                                             

Mas você sabe como proteger seus equipamentos domésticos de panes elétricas? Os protetores de linha são aparelhos recomendados para este fim. Nesse sentido, a Exatron criou uma linha com dois tipos de protetores: quatro ou seis tomadas. Feitos em plástico de alta resistência antichamas, eles têm plugue e tomadas com três pinos, de acordo com o padrão NBR 14136. 


Os Protetores de Linha Exatron possuem design diferenciado, com furação para parafusar ou prender o produto e uma tomada com afastamento para plugues críticos, como fontes ou carregadores, evitando a sobreposição e inutilização de uma das entradas. Oferecidos nas cores branco ou preto, contam com fusível reserva em caso de falha/queima do fusível original, com fácil reposição e troca pelo próprio usuário.

Para mais detalhes, clique aqui.