Descanso seguro

O fim de 2015 se aproxima e, com ele, as festas, feriados, férias e praia. Aumenta o descanso e, em mesmo nível, a incidência dos roubos residenciais.

O crescimento das invasões nesse período, que, segundo a polícia, chega a uma elevação de até 30%, se justifica pelo fato de que a casa vazia facilita bastante a ação dos bandidos.

Nesse sentido, é possível tomar algumas medidas que reduzem a vulnerabilidade do lar durante a ausência dos moradores.

Os primeiros cuidados para deixar a casa longe das estatísticas é certificar-se de fechar todas as portas e janelas e, além disso, esvaziar jardins e pátios – bancos ou escadas próximos a muros podem facilitar a entrada de intrusos na residência, e ferramentas de jardinagem podem servir para arrombar as portas. Uma triagem na área externa pode ajudar a eliminar itens facilitadores aos ladrões. Se na frente do local houver uma árvore com copas muito frondosas, é aconselhável também podá-la, para que não vire um esconderijo.

Feito isso, é hora de pensar em segurança automatizada. Uma opção interessante no mercado são os simuladores de presença. Nesse caso, acionam-se de maneira programada certos dispositivos na residência de forma a dar a impressão de que existe alguém em seu interior.

Exemplo disso é o Fotosoquete Microcontrolado da Exatron, que acende e apaga lâmpadas automaticamente com economia e segurança, já que protege a lâmpada, preservando sua vida útil.

Pela função random, o relé simula a presença humana em ambientes. Nesse modo, ao anoitecer ele liga e desliga a carga aleatoriamente, desligando-a ao amanhecer. Há ainda as funções auto (liga ao escurecer e desliga ao amanhecer) e 2, 4, 8 ou 12 horas de intervalos.

O sistema, que é exclusivo, também é bivolt automático e evita o efeito pisca-pisca, pode ser utilizado em luminárias e lustres do tipo globo e conta com filtro de luz contra oscilações instantâneas.
São medidas simples aliadas à tecnologia que podem proporcionar um período de férias realmente para descanso e sem preocupações. Além de evitar prejuízos com possíveis intempéries, o gasto com segurança vale a pena quando se pensa na tranquilidade de uma folga segura e despreocupada.