O Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS) é um equipamento importante em instalações elétricas, com uso obrigatório em todas as edificações em território nacional definida pela norma ABNT 5410/2004. Mas você sabe para que serve o dispositivo? Nesse artigo vamos apresentar esse item e a importância dele para a segurança do seu lar ou empresa.
O que é um DPS?
O objetivo deste dispositivo é proteger a instalação e seus equipamentos contra surtos transitórios de tensão (como descargas atmosféricas, manobras na rede e até o uso indevido de aparelhos elétricos).
Como funciona?
Conectado em paralelo a rede elétrica, em situações normais de tensão, o DPS se comporta como um circuito aberto, ou seja, a corrente elétrica é zero, significando que o circuito não está consumindo nada e, portanto, está desligado.
Na presença de tensões elevadas, acima das nominais, o dispositivo se comporta semelhante a um circuito fechado, isto é, onde a corrente elétrica está funcionando, desviando a corrente para o aterramento por um curto período de tempo, deixando passar apenas uma tensão remanescente para a rede subsequente.
Mesmo de maneira sucinta, você percebe como um DPS é fundamental na proteção de qualquer aparelho elétrico, mas será que para o uso na energia solar possui alguma diferença? Confira:
DPS para sistema fotovoltaico
A diferença dos DPS desenvolvidos para proteção de sistemas de energia solar, em relação aos DPS convencionais, é que os mesmos se utilizam de corrente contínua e alta tensão de trabalho. Essa característica deve ser considerada, pois não é permitido utilizar dispositivos com correntes diferentes da projetada.
Para a proteção completa do sistema fotovoltaico, é necessário instalar sistema de DPS no arranjo fotovoltaico DC (corrente contínua, em inglês diferent current) e na saída dos inversores AC (corrente alternada, em inglês, alternating current), assim os dispositivos protegem todo o sistema.
Se você possui um sistema fotovoltaico em sua residência ou empresa, precisa conhecer a nova linha de Dispositivos de Proteção Contra Surtos Slim DC, da Exatron, que protege instalações elétricas e/ou sistemas fotovoltaicos de até 1000VDC. São quatro tipos de modelos para atenderem a sua necessidade:
Com um ano de garantia, nossa linha conta com dispositivo termomecânico que sinaliza o estado de funcionamento do produto e indicação de falha.
Interessado em adquirir esse lançamento para vender em seu comércio? Acesse aqui nossa lista de representantes presentes em todos os estado do país. Ou se deseja comprar o DPS para sua casa ou empresa, confira as lojas que vendem nossos produtos através desse link.